segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO DIDÁTICO


EMEF CECÍLIA MEIRELES

  


PROJETO: “Educação Financeira Para o Cidadão Consciente”












TABOÃO DA SERRA/2012






“Quem sabe direito o sonho que deseja realizar fica mais forte e motivado para batalhar pela realização dele. Dando valor ao dinheiro, usando de forma consciente o que agente tem e sabendo direito o preço das coisas, tudo fica simples. E quando gastamos menos dinheiro do que temos, estamos poupando, e assim nosso sonho fica cada vez mais perto.”



(Reimoney)


PROJETO: Educação Financeira para o Cidadão Consciente



Público Alvo: 3°s anos.

Tempo Previsto: 1 ano.

Área de Conhecimento: Matemática.

Professora: Fabiana Alexandra.


Justificativa:



            Ao longo da vida vamos aprendendo muitas coisas importantes, que utilizaremos em situações diárias.

            Nesse projeto iremos abordar vários assuntos relacionados ao dinheiro (Sistema Monetário).

            O objetivo é ajudar os alunos a lidar de forma consciente com ele, cuidando do dinheiro que passar por suas mãos, aprendendo a poupar e ajudar seus familiares em situações diárias com gestos simples, mas que ajudará na economia do dinheiro e a poupá-lo para realizar um sonho de comprar algo que tanto queiram.

            Sabemos que agora, mais do que nunca, o dinheiro irá começar a entrar na vida dos nossos alunos. Muitos deles já recebem mesadas ou algumas moedas por realizarem pequenas tarefas para os pais.

            A proposta é criarmos juntos, estratégias reais para utilizar conscientemente o seu dinheiro, fazendo com que renda mais e possa ajuda-los a realizar seus sonhos.

           
Objetivo Geral:

           

            Organizar estratégias que possa ajudar os alunos a lidar de forma consciente com o dinheiro, para que possam aprender a poupá-lo, para realizar seu sonho.



Objetivos Específicos:



·         Aprender assuntos relacionados ao dinheiro;

·         Vivenciar situações de poupar o dinheiro;

·         Valorizar atitudes e ideias matemáticas;

·         Ajudar os pais em tarefa da casa;

·         Participar de atividades em que o dinheiro seja utilizado;

·         Aprender a economizar e a poupar para ajudar os pais;

·         Reconhecer promoções e saber comprar de forma consciente;

·         Pesquisar e comparar os preços;

·         Ficar atento com os preços das embalagens;

·         Observar o valor nutricional dos alimentos;

·         Utilizar recursos simples em receitas culinárias que ajudem a poupar dinheiro;

·         Desenvolver a capacidade de argumentação;

·         Desenvolver capacidade de organização e cooperação;

·         Desenvolver competências lógicos-matemáticas;

·         Resolver situações problemas e tomar decisões conscientes e com autonomia;

·         Relacionar ideias a respeito de valores e medidas;



Etapas Prováveis:



1.Elaboração de pesquisa sobre economia doméstica;

2. Entrevista aos familiares responsáveis pelas despesas da casa;

3. Tabulação dos dados da pesquisa;

4. Participação de uma mãe ou pai para falar sobre economia nas compras do mês;

5. Elaboração de receitas alternativas;

6. Confecção de um livro de receita;

7. Resolução de situações problemas envolvendo valores dos produtos;

8. Confecção de um quadro com recortes de embalagens para trabalhar valor nutricional;

9. Utilização de panfletos de propaganda com preços para comparar valores;

10. Montagem de um mercadinho na sala de aula para que os alunos possam trabalhar com o dinheiro real;

11. Construção de um cofrinho utilizando sucatas;

12. Trabalhos com coleções, envolvendo estimativas;

13. A partir do cofre do colega, estimar a quantidade de dinheiro que possa estar dentro do cofre;

14. Utilização de calculadora corretamente para auxiliar os pais em situações diárias;

15. construção de listas de produtos do mercado dos sonhos;

16. Preparação de material para a exposição em mostra cultural;

17. Ensaios das crianças para apresentação no palco da escola.


Recursos Materiais:



- Material de suporte: Jogos, cadernos, sucatas, dinheiro, cofre, papeis diversos, computadores, louza, giz, lápis de escrever e de cor, canetinha, palitos de sorvetes e churrasco, livros, data show, pen drive e máquina fotográfica, cartazes, guache, papel crepom, cartão, música, CD e DVD e panfletos, vídeos, música.

- Material Necessário: TNT novo, Pagamento da relação das fotos (mais ou menos 120 fotos



Resultados Esperados:



            Ao término do projeto esperamos que os alunos:



·         Estejam familiarizados com assuntos relacionados a grandezas e medidas;

·         Resolvam situações problemas envolvendo valores;

·         Estejam poupando dinheiro;

·         Transmitam tudo que aprenderam para os seus familiares;

·         Realizem o sonho de comprar algo que planejaram com o dinheiro;



Cronograma de Execução do Projeto:

O presente projeto pedagógico terá aulas:
·         Uma vez por semana;
·         Terá duração de um ano;





Produto Final:



         Mostra cultural com apresentação de trabalhos concretos dos alunos e apresentação musical com o tema do projeto no palco.



Referências Bibliográficas:



DANTE. L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2002.



KAMII. C. Aritmética: novas perspectivas. Campinas: Papirus, 1986.



PANIZZA. M. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.



SMOLE. K. S. DINIZ. M. L.(Org.) Ler, escrever e resolver problemas. Habilidades básicas para aprender matemática. São Paulo: Artmed, 2001.



TABOÃO DA SERRA. Quadro de habilidades e Expectativas. Secretária Municipal de Educação, 2012.



ZUNINO. D. L. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1996.








Nenhum comentário:

Postar um comentário