segunda-feira, 25 de junho de 2012

ETAPAS DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

(ANÁLISE DAS IMAGENS E OBJETOS, ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS, CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS EM ABERTAS E FECHADAS)


PROJETO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE

EMEF CECILIA MEIREILES
PROFESSORA: FABIANA ALEXANDRA.
PÚBLICO ALVO: 3° ANO E.
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:
- ORGANIZAR ESTRATÉGIAS QUE POSSA AJUDAR OS ALUNOS A LIDAR DE FORMA CONSCIENTE COM O DINHEIRO, PARA QUE POSSAM APRENDER A POUPÁ-LO, PARA REALIZAR SEU SONHO. 

APLICABILIDADE

INTERVENÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS DO PA (PROJETOS DE APRENDIZAGENS);

PERGUNTA GERADORA DA PESQUISA
PLANEJAMENTO
OBJETIVO GERAL: TRABALHAR EM GRUPO PARA LEVANTAR UMA PERGUNTA QUE POTENCIALIZARÁ O INÍCIO DAS PESQUISAS DO PROJETO “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE”.

PROCEDIMENTOS: PREPARAR A SALA, ORGANIZAR CINCO MESAS COM IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBREM O TEMA DO PROJETO, EM SEGUIDA, EXPLICAR A PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS ALUNOS, SOLICITAR QUE SE DIVIDAM EM 5 GRUPOS E QUE PODEM ESCOLHER UMA MESA QUE MAIS GOSTOU. APÓS A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NAS MESAS, LANÇAR O DESAFIO: EXPLORAR OS OBJETOS, CONVERSAR ENTRE OS COLEGAS E FAZER UMA PERGUNTA DO GRUPO. A PROFESSORA DEVERÁ OBSERVAR OS TRABALHOS DOS ALUNOS PARA FAZER INTERVENÇÃO PONTUAL E SANAR DÚVIDAS. DEPOIS DAS PERGUNTAS ESCRITAS NO PAPEL, A PROFESSORA ABRIRÁ A RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS PERGUNTAS E JUSTIFICATIVA SOBRE A ESCOLHA DA PERGUNTA. POR FIM, COM A AJUDA DA PROFESSORA, FAZER A VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO PROJETO.

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DURANTE AS CONSTRUÇÕES DOS ALUNOS, DEVENDO A PROFESSORA FAZER A INTERVENÇÃO QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.

REGISTRO DA AULA
            PARA DESENVOLVER A AULA, LEVEI IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBRAM O TEMA DO PROJETO DIDÁTICO QUE IREMOS TRABALHAR EM SALA DE AULA, OS OBJETOS FORAM: COFRE, CALCULADORA, NOTAS DE REAIS, SACOLAS DE SHOPPING, UM ITEM DE SUPERMERCADO E UM EMBRULHO DE PRESENTE. E LEVEI TAMBÉM IMAGENS COLORIDAS, COMO VEREMOS A SEGUIR:



          
                                               



                                                    
            ORGANIZEI A SALA ANTES DOS ALUNOS CHEGAREM, QUANDO CHEGARAM EXPLIQUI A ATIVIDADE, ELES FICARAM CURIOSOS QUERENDO SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO. EXPLIQUEI A COMANDA, LANCEI O DESAFIO E ACOMPANHEI CADA GRUPO, ALÉM DE TIRAR FOTOS, COMO SEGUE:
(TODOS OS ALUNOS TEM AUTORIZAÇÃO DE USO DA IMAGEM)

ALUNOS TRABALHANDO EM GRUPO
APÓSS AS APRESENTAÇÕES, FOMOS PARA A PRÓXIMA ETAPA, ESCOLHER APENAS UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO NOSSO PROJETO. A PERGUNTA ESCOLHIDA FOI:

 COMO PODEMOS ECONOMIZAR O DINHEIRO PARA COMPRAR UM PRESENTE?

GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE AO FINAL DA ATIVIDADE, VÁRIOS ALUNOS ME PROCURARAM PRA DIZER QUE ADORARAM A ATIVIDADE E SE PODERIAMOS SEMPRE FAZER ATIVIDADE DESSA FORMA.
EU.... TAMBÉM GOSTEI MUITO DA PROPOSTA, UM POUCO BARULHENTA, MAS PUDE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUEM TRABALHAR, DISCUTIR E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO POR SI MESMOS.
























POR FABIANA ALEXANDRA E A TURMA DO 3° ANO E DA EMEF CECILIA MEIR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário