(ANÁLISE DAS IMAGENS E OBJETOS, ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS, CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS EM ABERTAS E FECHADAS)
PROJETO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O
CIDADÃO CONSCIENTE
EMEF
CECILIA MEIREILES
PROFESSORA:
FABIANA ALEXANDRA.
PÚBLICO
ALVO: 3° ANO E.
ÁREA
DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
OBJETIVO
GERAL DO PROJETO:
- ORGANIZAR ESTRATÉGIAS QUE POSSA AJUDAR
OS ALUNOS A LIDAR DE FORMA CONSCIENTE COM O DINHEIRO, PARA QUE POSSAM APRENDER
A POUPÁ-LO, PARA REALIZAR SEU SONHO.
APLICABILIDADE
INTERVENÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS DO PA
(PROJETOS DE APRENDIZAGENS);
PERGUNTA GERADORA DA
PESQUISA
PLANEJAMENTO
OBJETIVO GERAL: TRABALHAR EM GRUPO PARA LEVANTAR UMA
PERGUNTA QUE POTENCIALIZARÁ O INÍCIO DAS PESQUISAS DO PROJETO “EDUCAÇÃO
FINANCEIRA PARA O CIDADÃO CONSCIENTE”.
PROCEDIMENTOS: PREPARAR A SALA, ORGANIZAR CINCO MESAS
COM IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBREM O TEMA DO PROJETO, EM SEGUIDA, EXPLICAR A
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS ALUNOS, SOLICITAR QUE SE DIVIDAM EM 5 GRUPOS E
QUE PODEM ESCOLHER UMA MESA QUE MAIS GOSTOU. APÓS A ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NAS
MESAS, LANÇAR O DESAFIO: EXPLORAR OS OBJETOS, CONVERSAR ENTRE OS COLEGAS E
FAZER UMA PERGUNTA DO GRUPO. A PROFESSORA DEVERÁ OBSERVAR OS TRABALHOS DOS
ALUNOS PARA FAZER INTERVENÇÃO PONTUAL E SANAR DÚVIDAS. DEPOIS DAS PERGUNTAS
ESCRITAS NO PAPEL, A PROFESSORA ABRIRÁ A RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO
DAS PERGUNTAS E JUSTIFICATIVA SOBRE A ESCOLHA DA PERGUNTA. POR FIM, COM A AJUDA
DA PROFESSORA, FAZER A VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS
PESQUISAS DO PROJETO.
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO
DURANTE AS CONSTRUÇÕES DOS ALUNOS, DEVENDO A PROFESSORA FAZER A INTERVENÇÃO
QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.
REGISTRO DA AULA
PARA
DESENVOLVER A AULA, LEVEI IMAGENS E OBJETOS QUE LEMBRAM O TEMA DO PROJETO
DIDÁTICO QUE IREMOS TRABALHAR EM SALA DE AULA, OS OBJETOS FORAM: COFRE,
CALCULADORA, NOTAS DE REAIS, SACOLAS DE SHOPPING, UM ITEM DE SUPERMERCADO E UM
EMBRULHO DE PRESENTE. E LEVEI TAMBÉM IMAGENS COLORIDAS, COMO VEREMOS A SEGUIR:
ORGANIZEI A SALA ANTES DOS ALUNOS CHEGAREM,
QUANDO CHEGARAM EXPLIQUI A ATIVIDADE, ELES FICARAM CURIOSOS QUERENDO SABER O
QUE ESTAVA ACONTECENDO. EXPLIQUEI A COMANDA, LANCEI O DESAFIO E ACOMPANHEI CADA
GRUPO, ALÉM DE TIRAR FOTOS, COMO SEGUE:
(TODOS OS ALUNOS TEM AUTORIZAÇÃO DE USO DA IMAGEM)
ALUNOS TRABALHANDO EM GRUPO
APÓSS AS APRESENTAÇÕES, FOMOS PARA A
PRÓXIMA ETAPA, ESCOLHER APENAS UMA PERGUNTA PARA DIRECIONAR AS PESQUISAS DO
NOSSO PROJETO. A PERGUNTA ESCOLHIDA FOI:
GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE AO
FINAL DA ATIVIDADE, VÁRIOS ALUNOS ME PROCURARAM PRA DIZER QUE ADORARAM A
ATIVIDADE E SE PODERIAMOS SEMPRE FAZER ATIVIDADE DESSA FORMA.
EU.... TAMBÉM GOSTEI MUITO DA PROPOSTA,
UM POUCO BARULHENTA, MAS PUDE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUEM TRABALHAR,
DISCUTIR E CHEGAR A UMA CONCLUSÃO POR SI MESMOS.
POR
FABIANA ALEXANDRA E A TURMA DO 3° ANO E DA EMEF CECILIA MEIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário