Trabalhar o tema Educação Financeira com as crianças do Terceiro ano E, da EMEF Cecilia Meireles foi bem desafiador, tanto para a professora, quanto para os alunos, mas logo nos apropriamos das setas do caminho por meio de pesquisas, desenvolvidas todas as sextas-feiras no laboratório de informática.
Quando as crianças começaram a falar sobre o dinheiro, precisei explicar, enquanto professora de maneira muito tênue, que existem coisas que
compramos porque “precisamos”, e coisas que compramos porque “queremos”.
Apresentar essas duas possibilidades chamou a atenção dos alunos para a
existência de uma diferença entre elas.
Ao levar sucatas para a confecção de um supermercado na sala, colocou-se enfase nos preços dos produtos, exemplo: “como a bolacha está mais cara” ou o “leite está mais
barato” também pode ajudar os alunos a compreenderem a questão financeira em relação a preços e custos de mercadorias. A princípio os alunos não entenderam, mas com o passar do tempo começaram a prestar atenção no significado dessas palavras e com certeza mais para frente irão
entender que o uso do dinheiro exige racionalidade.
Com atitudes desse tipo, em situações reais, as crianças começaram a assimilar que existem
categorias sobre o “querer e o precisar”, o “caro e o barato”, pois necessitamos refletir antes de consumir. A apresentação da história do dinheiro, relembrando modelos de moedas e cédulas de outras épocas e as atuais, investigação e significado sobre os desenhos do dinheiro, seus itens de segurança, que
não se pode rasgar ou molhar foram de grande valia e comtribuiram significativamente para o aprendizado de todos os alunos em discussões sobre o tema na sala.
A mesada
A mesada foi um excelente exemplo de educação financeira, os alunos precisam saber que para consegui-la era necessário a realização de tarefas com trabalhos, pois para consegui-la era necessário o
cumprimento de regras e prazos, além de muito esforço.
Foram desenvolvidas situações problemas com datas para a mesada, modos de gastar o dinheiro, assim como também o compromisso rigoroso para consegui-la. Aspecto que também contribuiu para o desenvolvimento de ações do projeto.
Foram desenvolvidas situações problemas com datas para a mesada, modos de gastar o dinheiro, assim como também o compromisso rigoroso para consegui-la. Aspecto que também contribuiu para o desenvolvimento de ações do projeto.
Trabalhando com valores
Poupar Dinheiro (Cofre)
Os alunos compreenderam a importância do benefício de poupar o dinheiro comprando apenas o que precisam. As aulas estimularam as crianças a encontrarem objetivos para o dinheiro que ganhavam de seus pais. Tais atitudes foram constatadas em rodas de conversas e pelo fato de poderem construir em colaboração com a família seus cofre para juntarem o dinheiro por
algumas semanas para comprar um brinquedo barato, ou qualquer coisa de
baixo valor e assim realizar seus sonhos.
Desse modo, acredito que trabalhar educação financeira com os alunos possibilitou a aquisição de habilidades, mais sabedoria e responsabilidade nas escolhas
financeiras, principalmente quando chegarem a idade adulta.Por Fabiana Alexandra
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