quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O DESEMPENHO DA TURMA NO PROJETO

Trabalhar o tema Educação Financeira com as crianças do Terceiro ano E, da EMEF Cecilia Meireles foi bem desafiador, tanto para a professora, quanto para os alunos, mas logo nos apropriamos das setas do caminho por meio de pesquisas, desenvolvidas todas as sextas-feiras no laboratório de informática.

No Início

Quando as crianças começaram a falar sobre o dinheiro, precisei explicar, enquanto professora de maneira muito tênue, que existem coisas que compramos porque “precisamos”, e coisas que compramos porque “queremos”. Apresentar essas duas possibilidades chamou a atenção dos alunos para a existência de uma diferença entre elas.
Ao levar sucatas para a confecção de um supermercado na sala, colocou-se enfase nos preços dos produtos, exemplo: “como a bolacha está mais cara” ou o “leite está mais barato” também pode ajudar os alunos a compreenderem a questão financeira em relação a preços e custos de mercadorias.  A princípio os alunos não entenderam, mas com o passar do tempo começaram a prestar atenção no significado dessas palavras e com certeza mais para frente irão entender que o uso do dinheiro exige racionalidade.
Com atitudes desse tipo, em situações reais, as crianças começaram a assimilar que existem categorias sobre o “querer e o precisar”, o “caro e o barato”, pois necessitamos refletir antes de consumir. A apresentação da história do dinheiro, relembrando modelos de moedas e cédulas de outras épocas e as atuais, investigação e significado sobre os desenhos do dinheiro, seus itens de segurança, que não se pode rasgar ou molhar foram de grande valia e comtribuiram significativamente para o aprendizado de todos os alunos em discussões sobre o tema na sala.

A mesada

A mesada foi  um excelente exemplo de educação financeira, os alunos precisam saber que para consegui-la era necessário a realização de tarefas com trabalhos, pois para consegui-la era necessário o cumprimento de regras e prazos, além de muito esforço.
Foram desenvolvidas situações problemas com datas para a mesada, modos de gastar o dinheiro, assim como também o compromisso rigoroso para consegui-la. Aspecto que também contribuiu para o desenvolvimento de ações do projeto.

Trabalhando com valores

O trabalho com valores, do dinheiro também foi bem significativo para a turma, pois este aspecto ajudou os alunos a compreenderem e relacionarem o que aprendem na escola com as operações de algoritimos e sistema monetário. Percebeu-se que atrelar situações práticas envolvendo valores, foi significativo para a aquisição de conhecimentos relacionados a calculos mentais e de forma abstrata, evolvendo o sistema de numeração décimal e sua complexa base 10.


Poupar Dinheiro (Cofre)

Os alunos compreenderam a importância do benefício de poupar o dinheiro comprando apenas o que precisam. As aulas estimularam as crianças a encontrarem objetivos para o dinheiro que ganhavam de seus pais. Tais atitudes foram constatadas em rodas de conversas e pelo fato de poderem construir em colaboração com a família seus cofre para juntarem o dinheiro por algumas semanas para comprar um brinquedo barato, ou qualquer coisa de baixo valor e assim realizar seus sonhos.
Desse modo, acredito que trabalhar educação financeira com os alunos possibilitou a aquisição de habilidades,  mais sabedoria e responsabilidade nas escolhas financeiras, principalmente quando chegarem a idade adulta.

Por Fabiana Alexandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário