quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

PARA AVALIAR OS ALUNOS DO 3° ANO E, PARTIU-SE DA OBSERVAÇÃO DAS AULAS, NAS ETAPAS DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO, PARA TANTO LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO AS COMPETÊNCIAS:

PESSOAIS:

NESSA COMPETÊNCIA, A OBSERVAÇÃO GIROU EM TORNO DA COLABORAÇÃO DOS ALUNOS  DURANTE AS AULAS, PERCEBE-SE QUE A GRANDE MAIORIA DA TURMA DEMONSTRAVA TER CONHECIMENTO, EXPRESSAVA AUTOCONFIANÇA NAS AFIRMAÇÕES, ESCOLHENDO FACILMENTE AS PERGUNTAS QUE DERAM DIRECIONAMENTO AO TRABALHO E COM SEGURANÇA, PERMANECERAM COM A PERGUNTA ATÉ O FIM.

RELACIONAIS:

OBSERVANDO O RELACIONAMENTO DOS GRUPOS DE TRABALHO, PERCEBEU-SE QUE FOI COMPLEXO ACEITAR A ARGUMENTAÇÃO DOS OUTROS COLEGAS PARA ALGUNS ALUNOS QUE SE POSICIONAVAM COMO LÍDERES, MAS COM A INTERVENÇÃO DA PROFESSORA, PODEMOS DIRECIONAR O TRABALHO DE MODO QUE HOUVESSE INTERAÇÃO, TROCA DE CONHECIMENTOS E ATITUDES DE ACEITAÇÃO DO OUTRO.

COGNITIVAS:

O TRABALHO DESENVOLVIDO COM PESQUISAS NO LABORÁTÓRIO DE INFORMÁTICA, CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA AMPLIAR OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FINACEIRA QUE OS ALUNOS POSSUIAM. ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO EM GRUPO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS EM SITUAÇÕES REAIS COMO A IDA NO SUPERMERCADO. PERCEBEU-SE QUE APESAR DA REALIDADE OS ALUNOS UTILIZAREM O DINHEIRO, EM SITUAÇÕES CONCRETAS DEMONSTRAVAM MAIS HABILIDADES, PORÉM EM SITUAÇÕES ABSTRATAS ENVOLVENDO A LEITURA, INTERPREÇÃO DESSAS SITUAÇÕES APRESENTARAM DIFICULDADES QUE NECESSITARAM DA INTERVENÇÃO DA PROFESSORA. JÁ EM RELAÇÃO AOS CÁLCULOS, QUANDO ENVOLVIA DINHEIRO ELES SENTIAM DIFICULDADES, MAS QUANDO TRANSFORMADOS EM ALGORITIMOS PERCEBI QUE REALIZAM SEM INTERVENÇÃO SUAS PROPOSTAS.

PRODUTIVAS:

AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DOS ALUNOS, ERAM PERCEBIDAS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO EM JOGOS ENVOLVENDO O SISTEMA MONETÁRIO. OS ALUNOS CRIARAM LOJAS, MINI MERCADOS, ASSIM O FAZIAM EM BRINCADEIRAS "LIVRES". OS ALUNOS PRODUZIRAM MATERIAIS QUE FORAM DE GRANDE VALIA PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM MOSTRA CULTURAL NA ESCOLA. DEMONSTRARAM QUE ADQUIRIRAM CONHECIMENTO EM PRODUZIR CARTAZES, CÉDULAS DE DINHEIROS E JOGOS ENVOLVENDO O MESMO.

POR FABIANA ALEXANDRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário