tecnologiataboao.blogspot.com
COMPETÊNCIAS PESSOAIS
|
IDENTIDADE
|
Autoconhecimento
|
Autoestima
|
Autoconfiança
|
INDICADORES
|
O aluno demonstrou curiosidade?
|
O aluno teve confiança?
|
O aluno definiu sua curiosidade e escolheu facilmente a pergunta inicial?
|
O aluno demonstrou sentir-se capaz de chegar à resposta de sua pergunta?
|
O aluno persistiu na sua pergunta mesmo encontrando critica e alternativas também atraentes dos colegas?
|
O aluno persistiu na sua pergunta, mesmo encontrando dificuldade para respondê-la?
|
O aluno deu um passo a frente no desenvolvimento de sua autonomia durante o projeto?
|
O aluno expôs confiantemente suas descobertas para o grupo?
|
O aluno reagiu de maneira positiva e receptiva ao receber críticas ao seu trabalho?
|
COMPETÊNCIAS RELACIONAIS
|
INTERPESSOAIS
|
Reconhecimento do outro
|
Convívio com a diferença
|
Interação
|
Comunicação
|
Convívio em grupo
|
Planejamento, trabalho e decisão em grupo
|
INDICADORES
|
O aluno valorizou as perguntas dos colegas, contribuindo para o aprimoramento delas?
|
O aluno interagiu e demonstrou ter boas habilidades de comunicação nesse inicio de trabalho?
|
O aluno aceitou facilmente as contribuições dos colegas?
|
O aluno interagiu com os pares para usar a tecnologia digital?
|
A interação do aluno com o uso das ferramentas foi boa e fácil?
|
O aluno que teve perguntas com temáticas semelhantes a de outros trabalhou bem em equipe?
|
Demonstrou ter compromisso com o trabalho coletivo, mesmo que estivesse desenvolvendo um projeto individualmente?
|
O aluno interagiu com outras pessoas para coletar dados? Usou a internet para isso?
|
O aluno recebeu ideias dos colegas para a busca de informações?
|
Ele deu sugestões para contribuir com os projetos dos amigos?
|
O aluno pode expor para o grupo, com clareza, suas descobertas?
|
O aluno soube lidar de maneira positiva com opiniões diferentes das suas?
|
Valorizou o trabalho dos outros?
|
Interagiu e se comunicou com facilidade?
|
Solicitou colaboração dos amigos para seu projeto?
|
Demonstrou ter compromisso com a manutenção do espaço escolar?
|
COMPETÊNCIAS COGNITIVAS
|
MÍNIMAS
|
Leitura e escrita
|
Cálculo e resolução de problemas
|
Analise e interpretação de dados, fatos e situações
|
Acesso a informação acumulada
|
INDICADORES
|
O aluno demonstrou ter boas habilidades de leitura e escrita, por exemplo, ao realizar o Diário de Bordo?
|
O aluno demonstrou boa habilidade argumentação na defesa de sues interesses?
|
O aluno demonstrou capacidade de analisar criticamente as perguntas dos pares?
|
O aluno demonstrou ter habilidades de leitura e escrita na coleta, seleção e registro de dados?
|
Dependendo da pergunta do aluno, pode ter sido necessário que ele realizasse calculo e/ou resolvesse problemas. Como ele se saiu nessa situação?
|
O aluno avançou em seu percurso de aprendizagem em relação as competências de analise e interpretação de dados, fatos e situações; acesso a informação acumulada; interação critica com a mídia?
|
Ao coletar, analisar, selecionar e registrar os dados, o aluno foi capaz de estabelecer relações entre conceitos e construir novos conceitos?
|
Durante a construção dos mapas conceituais, o aluno demonstrou facilidade em estabelecer relações e fazer diferentes tipos de associações entre os conceitos apresentados pelos diversos projetos de aprendizagens?
|
COMPETÊNCIAS PRODUTIVAS
|
BASICAS
|
Criatividade
|
Gestão e produção do conhecimento
|
GESTAO
|
Autogestão
|
Cogestão
|
Heterogestão
|
INDICADORES
|
O aluno demonstrou criatividade na escolha da pergunta?
|
Demonstrou ter habilidades para a construção do Diário de Bordo?
|
O aluno administrou bem seu tempo durante todas as fases do projeto?
|
Seu aluno buscou formas criativas para a coleta de dados?
|
O aluno foi capaz de gerenciar a etapa de coleta de dados – buscando, analisando, selecionando -, conseguindo produzir e construir conhecimento?
|
O aluno geriu seu projeto sozinho (autogestão), com a sua ajuda e orientação (cogestão) ou precisou do seu direcionamento (heterogestão)?
|
E na elaboração final do Diário de Bordo? Além de boa organização, demonstrou habilidades e criatividade ao lidar com a tecnologia digital?
|
Adorei seu blog. Parabéns. Suas aulas devem ser incríveis e o interesse dos alunos deve ser total!!
ResponderExcluir